Professoras Cláudia Eliza e Elizângela

Páginas

terça-feira, 20 de março de 2012

Resenha Elizângela


CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS LINGUAGENS


RESENHADO POR: Elizângela Ferreira de Souza Pael

TURMA: A



Resenha



Educação Infantil e registro de práticas/ Amanda Cristina Teagno Lopes- São Paulo: Cortez, 2009 (coleção docência em formação. Serie educação infantil)



Resumo da obra



       O livro é constituído de três capítulos, o primeiro capitulo cita um diálogo com alguns autores renomados (FREIRE, 1996; GUARNIERI, 2001; SÁ-CHAVES, 2004; WARSCHAUER, 1993, 2001; ZABALZA, 1994, 2004, entre outros); explorando o conceito, as diferentes linguagens e contribuições do registro nas práticas do professor, destacando aspectos que explanem a relação entre registro, formação e reflexão, indicando a prática do registro como construção da memória e da história do professor, enfatizando o papel do dialogo e da experiência grupal na formação, identificando a escola como espaço de formação.



O segundo capitulo discute a relação entre registro e memória, explicitando possibilidades e limites dessa prática, resgatando a memória do passado e enfatizando os registros produzidos no contexto da educação infantil, passando pela história da educação escolar em São Paulo e seus momentos, buscando identificar por meio de documentos oficiais os registros da prática dos docentes da época, destacando a importância da recuperação da narrativa para a construção de história, de autoria e de uma profissionalidade.



No capitulo três a autora apresenta os registros produzidos na sua atuação como professora da educação Infantil, enfatizando algumas formas de registros produzidos, as suas contribuições para a melhoria da prática, perpassando por todos os momentos doaprendizado, compartilhando os sentimentos, as angústias e os dilemas enfrentados no dia a dia.

A autora apresenta sólidos conhecimentos sobre o registro da prática docente na educação infantil e suas contribuições, apresentando as idéias de forma clara e de fácil entendimento.

O livro é instigante, pois contribui para ampliar a discussão sobre a autoria docente e a importância dos professores para a preservação de arquivos pessoais e escolares.

A referida obra oferece subsídios para discutir e refletir, possibilitando uma reflexão aprofundada do registro, a ação que essa prática implica no nosso dia a dia, nos favorecendo o desenvolvimento de posturas reflexivas e investigativas, permitindo refletir a escola como um espaço de inspiração, de aprendizagem e valorização da escrita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário