CURSO
DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS LINGUAGENS
RESENHADO
POR: Elizângela Ferreira de Souza Pael
TURMA:
A
Resenha
Educação Infantil e
registro de práticas/ Amanda Cristina Teagno Lopes- São Paulo: Cortez, 2009
(coleção docência em formação. Serie educação infantil)
Resumo
da obra
O livro é constituído de três capítulos,
o primeiro capitulo cita um diálogo com alguns autores
renomados (FREIRE, 1996; GUARNIERI, 2001; SÁ-CHAVES, 2004; WARSCHAUER, 1993,
2001; ZABALZA, 1994, 2004, entre outros); explorando o conceito, as diferentes
linguagens e contribuições do registro nas práticas do professor, destacando
aspectos que explanem a relação entre registro, formação e reflexão, indicando
a prática do registro como construção da memória e da história do professor,
enfatizando o papel do dialogo e da experiência grupal na formação,
identificando a escola como espaço de formação.
O segundo capitulo discute
a relação entre registro e memória, explicitando possibilidades e limites dessa
prática, resgatando a memória do passado e enfatizando os registros produzidos
no contexto da educação infantil, passando pela história da educação escolar em
São Paulo e seus momentos, buscando identificar por meio de documentos oficiais
os registros da prática dos docentes da época, destacando a importância da
recuperação da narrativa para a construção de história, de autoria e de uma
profissionalidade.
No capitulo três a autora
apresenta os registros produzidos na sua atuação como professora da educação
Infantil, enfatizando algumas formas de registros produzidos, as suas
contribuições para a melhoria da prática, perpassando por todos os momentos
doaprendizado, compartilhando os sentimentos, as angústias e os dilemas
enfrentados no dia a dia.
A autora apresenta
sólidos conhecimentos sobre o registro da prática docente na educação infantil
e suas contribuições, apresentando as idéias de forma clara e de fácil
entendimento.
O livro
é instigante, pois contribui para ampliar a discussão sobre a autoria docente e
a importância dos professores para a preservação de arquivos pessoais e
escolares.
A referida obra
oferece subsídios para discutir e refletir, possibilitando
uma reflexão aprofundada do registro, a ação que essa prática implica no nosso
dia a dia, nos favorecendo o desenvolvimento de posturas reflexivas e
investigativas, permitindo refletir a escola como um espaço de inspiração, de
aprendizagem e valorização da escrita.
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